Me tornei quem eu sou

Iniciei o período sabático com férias maravilhosas no Chile. Cuidadosa e amorosamente planejada pelo marido. Afinal eu não tinha tempo. Desestressei rápido. Aquela natureza exuberante ajudou muito!

Fim das férias, volta ao dia-a-dia, mas agora sem o trabalho. Certamente todos os meus problemas seriam resolvidos.

Entretanto faltava algo.

Substituí a preocupação dos problemas do trabalho por uma pergunta que eu não sabia responder:

— E agora José, o que eu vou fazer?

Vou voltar para o mesmo trabalho ou algum similar após a licença? Vou montar um negócio? Vou dar aulas? Vou fazer doutorado?

Tantas opções me angustiavam. E as meninas continuavam dizendo:

— Mããããe, larga este computador! Você está aqui mas não está né!

Definitivamente o trabalho não era o principal problema.

Com mais tempo livre, passei a fazer ginástica todos os dias. Ganhei mais disposição. Mas não reencontrava minha vontade de cantar ou tocar meu violão. Ah ele estava quebrado e empoeirado… Entrei em uma escola de música. Quem sabe junto com outras pessoas eu achava este lado perdido? No início não fluía, tive de insistir. Até que contagiada pela alegria de outras pessoas, a música passou a vir do coração novamente!

Ainda assim, não tinha as respostas que eu buscava.

Eu sempre fui estudiosa e dedicada ao trabalho. Este sempre teve grande importância na minha vida. Continuei olhando muitos assuntos tentando encontrar algo que me fizesse brilhar o olho novamente. Ensaiei montar um negócio, mas empaquei, não saía do lugar.

Quando tive uma conversa com uma grande amiga, acho que um anjo falou através dela:

— Má, por que você não faz coaching de carreira?

— Coaching? Não sei bem o que é, mas vou me informar…

Pesquisei e adorei a ideia! Não só resolvi fazer, mas me inscrevi na formação como Self and Professional Coaching. Eu teria a oportunidade de fazer o Self comigo, e também aprender as técnicas para usar na minha profissão ou até virar Coach profissional.

Foram dias intensos e maravilhosos. Muito aprendizado, muita reflexão!

Procurei entender qual parte do meu último trabalho eu gostava. Isto foi fácil. Estava muito claro para mim que eu me realizava quando ajudava fazer surgir o que havia de melhor nas pessoas. Tinha exemplos claros também em várias situações familiares. Procurei entender quais eram meus pontos fortes e fraquezas. Procurei me lembrar de quem eu era na essência. Qual é a minha identidade? Quais são meus talentos? Questionar algumas crenças. Retomar a espiritualidade. Entender, relembrar minha história. De onde eu vim, quais experiências me transformaram, me enriqueceram ao longo do tempo. Qual é o meu momento atual de vida? O que é realmente importante para mim?

Tive tempo, oportunidade e orientação para pensar em tudo que eu não pensava há anos.

Tive capacidade de entender alguns comportamentos e me perdoar. É maravilhoso pois é como se enchêssemos uma taça vazia!

Sou muito grata ao fato de ter me dado conta cedo. Algumas pessoas só acordam depois de adoecerem ou causarem estragos em seus relacionamentos familiares.

O fato é que agora consigo finalmente olhar para o futuro e sei que estou no caminho certo! Sou capaz de dar amor, atenção, carinho e principalmente qualidade do meu tempo (estar presente de corpo e alma).

Finalmente vi significado na frase emblemática de Píndaro, mais tarde trabalhada por Nietzsche: torna-te quem tu és!

Certamente continuarei percorrendo a longa estrada do autoconhecimento.

 

Tenho atuado como Coach e com excelentes resultados! Me faz feliz ajudar pessoas a atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Desejo despertar naqueles que eventualmente precisem de ajuda, ou de um simples empurrãozinho, a consciência de que podem atingir o melhor do seu potencial!

 

PS 1: Um check-up me mostrou que eu não tinha nada no coração. Era apenas o estresse. Não preciso nem falar que nunca mais senti nada disso e durmo como um anjo!

PS2:  Problemas são oportunidades. Nunca duvidem disto! No caso de performance do software que mencionei, os problemas foram resolvidos, o relacionamento com o cliente ficou mais forte e ele até ampliou o uso da solução!